• Diamantino, 19/10/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
SAÚDE

Assistência social e Saúde unem forças para proteger os bebes diamantinenses 217


Fotografia: Reprodução

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Governo Municipal de Diamantino, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, realiza a 1° semana do BEBE no ESF Bom Jesus.

Uma parceria da Assistência Social e Secretaria municipal de Saúde, ESF BOM JESUS e CRAS.  A semana do Bebê é um projeto da UNICEF voltada para a primeira infância. Com ações articuladoras o projeto auxilia na busca da defesa dos direitos das crianças de 0 a 06 anos de idade.

O evento acontece nesta terça, 07, e quarta-feira, 08, com uma programação voltada para as ações relacionadas ao tema de 2018 da Semana Mundial de Aleitamento Materno, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês), que significa “Aleitamento Materno: a Base da Vida”.

O objetivo de todos os envolvidos é o fortalecimento da rede pública da atenção básica, e articulação intrassetorial deu início com a semana do bebê e Programa Criança Feliz.

A abertura contou com a participação do prefeito, Eduardo Capistrano, da Secretaria de Assistência Social, Wilma Mamprini, do Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Fernando Rocha, da Coordenadora Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Verônica Xavier, dos profissionais de saúde, enfermeira e Coordenadora do (ESF) Bom Jesus, Cynthia Helena, da Psicóloga Lilian Barbieri, do Médico Obstetra, Ilton Saragiotto,  do Médico Pediatra, Dr. Paulo Siqueira, da Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Katia Yonamine e da Odontóloga, Susana Capistrano.

“Na semana mundial da amamentação, fortalecemos a ideia de que o aleitamento materno é muito importante, por isso estamos aqui no ESF Bom Jesus, participando com as mães que estão perto de ganhar o seu filho. Mostrando a importância do leite materno. Fico muito feliz em ver de perto a equipe da saúde, formada por excelentes profissionais, trabalhando em prol da população”, disse o prefeito.

Durante dois dias mães e gestantes receberam orientações importantes sobre o leite materno e a segurança do parto humanizado. Na roda de conversa as gestantes fizeram o seu primeiro contato com o médico obstetra Dr. Ilton Saragiotto, segundo ele a equipe de saúde trabalha unida para que cada gestante tenha um parto seguro e saudável para a mãe e para o bebê. “Hoje se fala muito em parto humanizado, isso nada mais é do que trazer de volta pra mulher e familiares a participação ativa no parto. Então, o parto não começa no hospital, mais sim, começa nas unidades básicas no pré-natal seguro, onde ela vai poder tirar todas as dúvidas e chegar na maternidade com tranquilidade suficiente para que o parto seja uma experiência benéfica, que ela possa se orgulhar por passar por aquele momento. Eu vim para unidade e fiquei muito feliz com a recepção das gestantes, com a empolgação delas com a nova história que está se construindo dentro do município na assistência ao parto”, explica o médico.

Com o tema Aleitamento materno a base da vida, o evento contou com a participação do médico pediatra Dr. Paulo Siqueira. Segundo ele o leite materno deve ser a principal fonte de alimentação dos bebes. “A criança deve ser alimentada exclusivamente ao seio, nunca se deve oferecer nada além do seio materno nas primeiras horas de vida, pois a criança tendo contato ao seio precocemente, vai estimular a mãe produzir mais leite”, relata Dr. Paulo.

Outro tema importante apresentado na roda de conversa tratou sobre higienização da boca bebe e o que fazer quando começa a nascer os primeiros dentinhos.  A odontóloga Suzana Capistrano sanou as dúvidas das gestantes referente a este assunto. “Quando a criança está amamentando mesmo sendo o leite materno, a mãe deve limpar a boca do bebê. Pode ser com o dedo envolvido numa gaze embebida em água e limpar a bochecha, o céu da boca, os dentinhos e a língua, para a criança já ter um habito de higiene bucal”, concluí Suzana.

Veja também

EM TANGARA Motocicleta derrapa em buraco de obra e mulher fica ferida
EM ROSÁRIO OESTE Prefeitura realiza patrolamento e encascalhamento dos Assentamentos Cocal, Sucuri e Palmeiras
TRAGÉDIA Criança morre afogada na cachoeira do Tombador
ACIDENTE Motociclista fica ferido após ser fechado por veículo em Nova Mutum-MT
EM ROSÁRIO OESTE Homem morreu após cair de cavalo em cavalgada[
EM ROSÁRIO OESTE Veículo colide e faz buraco na parede de casa que fica às margens da BR 364
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados