• Diamantino, 20/01/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
FRIBOI

Frigorífico JBS volta a funcionar após intervenção do prefeito de Diamantino 174


Fotografia: Reprodução

O fechamento do frigorífico de Diamantino geraria um impacto negativo na economia do município. O frigorífico é uma das maiores empresas instalada na cidade, gerando 1.200 empregos diretos e pelo menos 800 indiretos na unidade que pertence a JBS/Friboi.


A proibição de exportar carne ao exterior se deu após atestada irregularidade sanitária, técnica ou legal das instalações e etapas do processo de produção, assim o registro do estabelecimento foi suspenso pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Após a notícia de que a produção da JBS estaria suspensa, e que a planta localizada em Diamantino não poderia mais exportar carne para todos os países dos quais ela estava habilitada, o prefeito de Diamantino entrou em contato com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e relatou sobre a possibilidade da paralização dos trabalhos da JBS em Diamantino.


O Ministro se mostrou solidário, mas estava em viagem no exterior, e informou ao prefeito da necessidade de tempo hábil para solucionar o problema da suspensão. Diante disso, Maggi teria sugerido que as lideranças de Diamantino falassem diretamente com o secretário do Ministério.

O prefeito municipal, Eduardo Capistrano, o presidente da câmara de vereadores Jozenil Costa Lube (Bodão), o gerente da unidade Fabion de Almeida eoutros responsáveis pela empresa foram a cidade de Lucas do Rio Verde falar pessoalmente com o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.


“Com muita tristeza na semana passada recebemos a notícia de que o frigorífico da JBS estaria impedido de funcionar em suas plenas atividades em sua planta de Diamantino, e com certeza isso pra empresa é muito ruim, porque inviabiliza a produção, uma vez que a unidade aqui de Diamantino é uma das melhores da América Latina. Nós entramos em contato com o senador Cidinho, o Ministro Blairo Maggi e fomos a Lucas do Rio Verde falar com o ex-ministro Neri Gueller. Nosso frigorífico gera mais de 1200 empregos e a nossa ideia é de que ele aumente as contratações e não que diminua”, explicou o prefeito.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Jozenil Costa Lube diz que a preocupação foi grande, mas a ação rápida das lideranças de Diamantino em buscar soluções para a suspensão da JBS teve êxito.

“Após os diretores da JBS Fabion e o Willian falarem com o prefeito, ele entrou em contato comigo e decidimos sair para Lucas após adiantar o assunto com o Neri Geller, e eu sempre falo, a JBS é a empresa mais importante no quesito geração de emprego dentro da nossa cidade. O Neri entrou em contato com o Cidinho e Blairo que estava na Inglaterra, e já na segunda uma equipe de inspeção esteve na JBS e na terça-feira já foi liberado o selo para a exportação da carne para a Europa. Quero agradecer e parabenizar o Neri Geller pela humildade, empenho e o respeito com o nosso povo de Diamantino”, disse o presidente da Câmara.

O secretário do Ministério da Agricultura, Neri Geller, falou da importância de estar em Brasília.

“Nós conseguimos resolver o problema com relação a JBS de Diamantino e viabilizar novamente a sua produção.Quero dizer da importância do Ministro Blairo Maggi e eu estarmos ligados ao setor produtivo do Brasil, sou produtor em Lucas do Rio Verde desde 1984, portanto, nós estamos muito motivados lá no Ministério da Agricultura. Minha vinda a Diamantino se deve ao convite do prefeito, da Câmara dos vereadores e do Sindicato Rural que sempre estão em contato comigo pra trazer melhorias para esta região”, falou o secretário.


Terça-feira (09), a JBS de Diamantino teve a autorização para retornar a produção, com certificação sanitária de exportação para todos os mercados habilitados.

Veja também

MUDANÇAS Administração apresenta para vereadores convênios que mudarão a realidade de Diamantino
RESPONSABILIDADE FISCAL Vereadores decidem se cassam prefeito de Acorizal
EM SÃO JOSÉ DO RIO CLARO Deslocamento de alunos anunciado pelo executivo gera reivindicações dos pais
FEIRA DO NOVO Prefeito e secretários conhecem a Feira do Novo
ELEIÇÃO SINDICAL Sindicato Rural de Diamantino realizará nova eleição
FRAUDE Área registrada em Rosário Oeste pode ter sido comprada duas vezes pelo Estado
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados