• Diamantino, 23/09/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
PERIGO

Incêndio em Alto Paraguai coloca em risco nascentes um dos maiores rios do Pantanal 366


Fotografia: Reprodução

O Incêndio Florestal que atinge Unidade conservação das nascentes de um dos principais rios do pantanal brasileiro foi detectado no final da tarde desta última terça-feira, dia 07.08, no setor sudoeste da APA Nascentes do do Rio Paraguai, localizada no município de Alto Paraguai-MT.

Desde então equipes de intervenção do Batalhão de Emergências Ambientais – BEA do CBMMT encontram-se mobilizados para controle do sinistro.

Sexta-feira a noite (10.08), após o dia todo em combate direto, a equipe terrestre do BEA manteve vigilância no local para evitar que o fogo se propagasse. Sábado (11.08) pela manhã a equipe realizou combate direto nos pontos quentes que ainda restavam.

As 10h00 o Grupo de Aviação Bombeiro Militar – GAVBM, com uso do AT802F, realizou 02 lançamentos em pontos quentes remanescentes com intuito de evitar reignição. As 10h40, após sobrevoo em toda área foi constatado que o incêndio foi controlado.

Em decorrência da alta temperatura e ventos fortes na região, duas equipes do BEA permanecerão em vigilância no local por 24h evitando uma possível reigniçao. Além dos Bombeiros, Servidores da Sema e Produtores rurais auxiliaram na operação.

Comandante do Incidente: Tc BM Gledson
Recurso Humano Empregado: 13 BM’s, 6 Brigadistas Civis de Diamantino, 01 Gerente do parque, 01 Funcionário da Prefeitura Municipal de Diamantino., 01 Condutor do caminhão pipa.
Totalizando: 21 Colaboradores.
Recurso logístico: 01 Air Tractor 802F, 05 Vtr’s tipo Pick UP, 01 Pipa, 01 Auto tanque de combustível, moto Bomba, kit Combate, 01 piscina 18m3, sopradores, 01 repetidora de rádio e HT’s.
Área queimada aproximada: 700ha (0.9% da APA).
Duração do incêndio: 4dias e 12h.

Veja também

SENAI Assistência Social de Diamantino abre vagas para curso de Pedreiro, saiba como se inscrever
ACIDENTE Carreta carregada com sementes de soja tomba e deixa rodovia interditada em Sorriso
INCÊNDIO Tangará da Serra está entre os 30 municípios com mais queimadas em MT
RIOS Região de Diamantino receberá ações de preservação às nascentes do Rio Paraguai
CLIMA Diamantino e região devem ter tempestades de granizo
EM DIAMANTINO Prefeitura abre prazo para contribuintes em execução fiscal até Dezembro
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados