• Diamantino, 19/11/2017
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
BALEIA AZUL

Celulares e computadores deverão ser apreendidos em apuração sobre morte no jogo 1144


Fotografia: Ilustração/Internet

As investigações sobre a morte da adolescente Maria de Fátima Oliveira, de 16 anos pode levar a apreensão de celulares e computadores de possíveis envolvidos em seu suicídio. O caso repercutiu em veículos como a Veja e o Estadão pela suspeita de que a jovem, moradora de Vila Rica (1106 km de Cuiabá), tenha participado do jogo “Baleia Azul”. Seus aparelhos eletrônicos já foram encaminhados para a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), em Cuiabá, onde os peritos tentarão acessar mensagens que possam levar a identificação de suspeitos.

O corpo de Maria de Fátima foi encontrado na terça-feira, 11, dentro de uma lagoa na cidade. Ao Olhar Direto o delegado responsável pelo caso, André Rigonatto falou apenas sobre a possibilidade de novas apreensões e ressaltou que as investigações seguem em sigilo para que o trabalho da Polícia não seja prejudicado. Segundo ele, o desbloqueio das senhas e análise das mensagens deverá levar ao rastreamento e a identificação dos envolvidos no crime.

Na última semana, o 10º Comando Regional de Vila Rica identificou pelo menos dois grupos de WhatsApp que fomentam a prática do desafio, no qual o objetivo é fazer com que os adolescentes tirem a própria vida.  Segundo a revista Veja, trata-se de um suposto incentivo ao suicídio, que teve origem nas redes sociais russas. Neste contexto, adolescentes são previamente selecionados para participar de um desafio de 50 dias, cumprindo tarefas diárias que incluem automutilação, sendo a última delas a morte.

“Para se ter uma ideia da proporção da brincadeira, só no YouTube são mais de 25 mil vídeos sobre o jogo Baleia Azul. No Facebook há dezenas de grupos fechados sobre o assunto, alguns em português e outros em inglês. Há links de convites para as pessoas entrarem em grupos de WhatsApp. Tudo num mundo paralelo aos olhos dos pais”, diz a publicação.

Induzir alguém ao suicídio é crime previsto pelo artigo 122 do Código Penal. A pena é de reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.

Para a Polícia Civil, a mãe da jovem relatou que a filha teria apresentado cortes nos braços, a aproximadamente dois meses, que podem ter sido motivados pelas "tarefas" impostas aos membros do jogo. Ela também apresentou duas cartas que teriam sido escritas à mão por Maria de Fátima e que serão confrontadas com demais atos da investigação.

Na última terla-feira, o  psiquiatra Daniel Martins de Barros em publicação no jornal o Estadão desmistificou o desafio e afirmou que 'a Baleia Azul' não existe. Segundo ele, trata-se de um boato, surgido pela interpretação distorcida de uma notícia antiga, de um ano atrás, que voltou às manchetes depois de repercutir na imprensa inglesa.

À Veja,  o coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria da USP,  Daniel Martins de Barros, afirmou queo número de suicídios em jovens está aumentando em todo o mundo e ninguém ainda sabe explicar a razão. Em 90% dos casos, diz, a pessoa tinha algum tipo de transtorno mental, principalmente depressão.

Para ele, o suposto jogo Baleia Azul é apenas o pano de fundo para um cenário de aumento de casos de suicídio entre jovens que se repete há anos. “Há seis meses, o jogo do momento era o da asfixia. Agora é o da Baleia Azul. Daqui a um tempo terá um novo. Não estou dizendo que o jogo não existe, mas esquece o jogo. A questão aqui é: o que vamos fazer para evitar? Esse é o ponto”, afirmou.

Veja também

TRÁFICO DE ARMAS Menor é detido com 2 pistolas num ônibus em Cuiabá
PERIGO Vizinho ataca mulher com foice após briga por dívida em assentamento de MT
INSEGURANÇA PÚBLICA Polícia recaptura 13 dos 34 presos que fugiram da Cadeia de Poconé (MT)
PRESO EM FLAGRANTE Médico é acusado de agredir ex e ameaçar divulgar vídeo íntimo
ROUBO Adolescente suspeito de diversos roubos é apreendido em Lucas do Rio Verde
SEDE DO BATALHÃO Deputados asseguram emendas para construção de novo quartel para a PM em Lucas do Rio Verde
Publicidade

Copyright © 2013 - 2017 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados