• Diamantino, 19/11/2017
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
Comodoro

Descoberta de manganês em Mato Grosso pode beneficiar indústria metalúrgica e de fertilizantes 512


Fotografia: Reprodução

A descoberta de manganês em Mato Grosso pode acender alguns setores da economia no Estado, é o que revela um informe técnico elaborado pela equipe especializada da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM). O minério foi encontrado por pesquisadores do órgão no município de Comodoro (640 km de Cuiabá), durante o mapeamento de campo do Projeto Novas Fronteiras, no sudeste de Rondônia.

De acordo com a Companhia, o material é de aplicação rentável principalmente na produção de aços especiais, devido às suas propriedades como fixador de enxofre, desoxidante, e na fabricação de ligas metálicas. Além disso é usado na produção de ligas de alumínio.

Assim, sua extração poderá beneficiar o setor da construção civil na região. Os pesquisadores do CRPM também apontaram para a possibilidade de aplicação do manganês na indústria de fertilizantes.

O documento foi publicado em março pela CRPM. Até então, o Estado não possuía reservas nem produção oficial d manganês, diferente do vizinho, Mato Grosso do Sul, que é um dos líderes na produção nacional, com 14,6% do total produzido no país.

No texto assinado pelos pesquisadores Lívio W. C. Corrêa, Carlos E. S. de Oliveira, Guilherme F. da Silva e Thyago de J. Ribeiro, destaca-se que o minério foi encontrado em ao pé de uma serra em Comodoro. “O indício está localizado na fazenda São Mateus, aproximadamente 30 km a oeste da sede do município de Comodoro, no Estado de Mato Grosso”, afirma.

Veja também

EM NOBRES Família procura por adolescente desaparecida
ACIDENTE Fotógrafo de Rosário Oeste capota carro em estrada vicinal
EM ROSÁRIO OESTE Operação “Bicho Legal II” prendeu duas pessoas que faziam jogo do bicho
Heróis Médicos fazem mais de 60 cirurgias em dois dias para reduzir superlotação no PS de Cuiabá
QUEDA Avião que saiu de Lucas do Rio Verde e caiu em Goiás levava americanos que vieram conhecer MT
DO BNDES Presidente do BNDES vai a Nova Mutum debater expansão de ferrovia
Publicidade

Copyright © 2013 - 2017 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados