RECORDE

Após quebra de safra, colheita de milho fecha com recorde de 30 mi de toneladas 142


Fotografia: Compre Rural

A colheita de milho da safra 2016/2017 em Mato Grosso terminou na última semana com um total de 4,7 milhões de hectares colhidos, o que representa um aumento de 9,7% em relação ao período produtivo passado. Os números constam no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado nesta segunda (4).

O órgão também divulgou sua sexta estimativa de produção do grão, que registrou um crescimento de 3% em relação à quinta e de 59,4% em relação ao que foi produzido no ciclo 15/16. A expectativa é que a produção do milho no Estado fique em 30,4 milhões de toneladas.

O líder no quesito deverá ser a região Médio-Norte, com 13,2 milhões de toneladas, seguida pelo Sudeste (5,8 milhões); Oeste (3,6 milhões); Nordeste (2,8 milhões); Centro-Sul (2,2 milhões); Noroeste (1,7 milhão) e Norte (926 mil).

A produtividade em Mato Grosso ficou estimada em 107,1 sacas por hectare, o que significa um aumento de 45,3% na comparação com o período produtivo anterior. O Imea argumenta que o destaque nesse ponto ficou por conta das recuperações das regiões Nordeste e Noroeste, que tiveram 153,5% e 53,9% de aumento em produtividade na comparação com a safra 15/16, respectivamente. Essas altas são justificadas já que no ano passado houve uma quebra de safra.

O instituto finaliza dizendo que “para o bom desenvolvimento das lavouras, foram primordiais os investimentos contínuos a campo, a semeadura dentro da janela ideal, e as condições climáticas favoráveis, com chuvas em momentos fundamentais à cultura, entre outros fatores, para alcançar este grande resultado a campo na safra 2016/17”.

Veja também

MULTIRÃO DA ENTREGA Correios realizam mutirões neste fim de semana para regularizar entregas
QUEDA MT tem maior queda no volume de bovinos abatidos na comparação com ano passado
MAIS EMPREGOS Mato Grosso tem saldo positivo de 1.882 novos postos empregos
AINDA GREVE Correios segue em negociação com sindicatos
CONCURSO IFMT lança concurso público para professor e técnico administrativo com salário de até R$ 10 mil
INCÊNDIO Queimadas deixam situação do ar crítica em Cuiabá
Publicidade

Copyright © 2013 - 2017 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados