ABAFA AMAZÔNIA

Governo deflagra operação contra crimes ambientais no Norte do Estado 103


Fotografia: Reprodução

O Governo de Mato Grosso lançou nesta terça-feira (03.10), no município de Sinop, a Operação Abafa Amazônia. A proposta é combater crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas irregulares e incêndios florestais em 15 municípios da região Norte do Estado. As ações foram realizadas pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Segurança Pública (Sesp).

Esta é a terceira Operação Abafa. A primeira foi no mesmo local, só que em 2016, quando foram realizadas duas prisões em flagrante, nove perícias de incêndio florestal, 30 notificações, e confeccionadas autuações que resultaram na aplicação de R$ 33 milhões em multas. A segunda ocorreu neste ano, no município de Novo Santo Antônio, na região Araguaia e, diante da relevância da região amazônica para o Estado, as equipes voltaram para o Norte com intuito de mitigar os danos ambientais nas localidades.

A coordenação dos trabalhos é realizada pelo comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, o tenente coronel do Bombeiro Militar, Paulo André Barroso.  Ele acredita que os trabalhos conjuntos com entidades geram resultados positivos para o meio ambiente. “Operações desta natureza são bastante produtivas, uma vez que a integração entre as agências facilita a ação do Estado no enfrentamento aos crimes ambientais que ameaçam o Bioma Amazônico, promovendo assim uma importante e indispensável interação entre as especializadas do meio ambiente em campo".

As unidades envolvidas são o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e ainda a Superintendência de Fiscalização da Sema.

Ao todo são empregados 32 agentes públicos, todos da Sesp e Ibama, nove veículos leves tipo caminhonete, um avião Air Trator, um veículo auto bomba tanque florestal, um carro auto tanque de combustível e um centro integrado de comando e controle móvel do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Veja também

EMPREGO Brasil abre 34,4 mil novas vagas de trabalho em setembro
VLT MT já pagou R$ 600 mil do empréstimo
DIA DO IDOSO Secretaria realiza confraternização especial para cerca de 500 idosos
SELETIVO Prefeitura de Nobres abrirá processo seletivo para vários cargos
NINGUÉM GANHA Ninguém ganha e prêmio da Mega Sena acumula
PODE PARALISAR Governo deve mais 900 mil para o hospital regional de Diamantino e mais 10 municípios são afetados
Publicidade

Copyright © 2013 - 2017 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados