• Diamantino, 20/06/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
DO BNDES

Presidente do BNDES vai a Nova Mutum debater expansão de ferrovia 309


Fotografia: Reprodução

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Paulo Rabello, participará, no próximo dia 23, participando do Fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais", que debaterá a expansão das ferrovias até Nova Mutum. “Receberemos grandes investidores em nossa cidade, iremos apresentar a viabilidade da ferrovia chegar até Nova Mutum e tenho certeza de que avançaremos na atração de mais investimentos para nossa região”, disse o prefeito Adriano Pivetta.

Atualmente, a malha ferroviária de Mato Grosso está parada em Rondonópolis (região Sul) e há projeto da expansão até Cuiabá. Um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores é o alto custo de escoamento e as ferrovias trilhos são alternativas ágeis e com custos menores. Nova Mutum é cortada pela rodovia federal BR-163 e está no entroncamento das rodovias estaduais MT-235 e MT-249. A região compõe um polo com 18 municípios que juntos somam mais de 500 habitantes cuja produção de grãos é superior a 20 milhões de toneladas.

A expansão da Vicente Vuolo vem sendo discutida há vários meses. Em março, o assunto foi tema de um evento em Cuiabá porque a capital também está nos planos de expansão da ferrovia. Caso o projeto saia do papel, deve beneficiar 13 municípios e contribuir para atrair indústrias, reduzir custo do frete, gerar emprego e desenvolver a sregião economicamente.

O Movimento Pró-Ferrovia, Fórum Pró-Ferrovia, a prefeitura e entidades organizam o simpósio. Conforme Só Notícia sjá informou, o fórum terá participação do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres Jorge Bastos, do secretario estadual de Infraestrutura, Marcelo Duarte, o presidente do movimento Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin. Haverá palestra do ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo (SP), Frederico Bussinger dos “desafios das ferrovias brasileiras”. Serão debatedores neste painel o diretor executivo do movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz, o secretário de Coordenação de Projetos, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretario de Fomento e Parcerias do MTPAR, Dino Batista.

Veja também

Eleições É o reconhecimento de que vou ganhar, afirma Wellington sobre críticas de Taques
TURISMO Conselho Municipal de Turismo é reativado em Diamantino
Afastamento Eraldes afasta por 60 dias
Sáude Diamantino assina convênio para repasse de mais de 160 mil reais ao Hospital São João Batista
Sem escolta Justiça proíbe Taques gastar dinheiro público com segurança particular de candidata ao senado
Nobres Desembargador diz que professores querem receber 40h trabalhando 30 h
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados