• Diamantino, 18/01/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
DIÁRIO DE CUIABÁ

Famílias ocupam antigo garimpo em Diamantino 1213


Fotografia: Reprodução

Cerca de 40 famílias ocuparam, na madrugada de ontem, o antigo Garimpo Jatobá, localizado em Diamantino (200 quilômetros, ao norte de Cuiabá). Os ocupantes fazem parte do “Movimento 05 de Julho”, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf).

Conforme o coordenador do Sintraf, Aparício Valeriano Siqueira, a área tem aproximadamente cerca de 15 mil hectares e pertence ao governo do Estado. As famílias decidiram adentrar o lugar porque estavam acampadas há um ano à beira da estrada, distante 10 quilômetros da cidade. A reivindicação é pela desapropriação de áreas para assentamento dos trabalhadores.

De acordo com Siqueira, o garimpo foi desativado desde meado dos anos 80, quando a polícia fechou o lugar por conta do refino e tráfico de drogas.

Na década de 80, o garimpo Jatobá atraiu milhares de pessoas para as terras diamantinense. Por conta situação, a administração loca da época se viu obrigada a implantar estrutura mínima no local que já contava com cerca de cinco mil garimpeiros. Porém, uma disputa pelas terras colocou fim ao sonho de milhares e o garimpo foi interditado.

Veja também

FEIRA DO NOVO Prefeito e secretários conhecem a Feira do Novo
ELEIÇÃO SINDICAL Sindicato Rural de Diamantino realizará nova eleição
FRAUDE Área registrada em Rosário Oeste pode ter sido comprada duas vezes pelo Estado
OPERAÇÃO "TAPA BURACO" Cansados de esperar moradores resolvem tampar buracos em Diamantino
A DISTANCIA Universidade Aberta oferta curso de graduação à distância em Diamantino
ECONOMIA Usina de etanol beneficiará Tangará
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados