• Diamantino, 18/08/2018
  • Dólar: R$
  • Euro: R$
  • Fonte Yahoo Exchange
ECONOMIA

ANAC realiza vistoria para autorizar operação de voos comerciais em Nova Mutum 197


Fotografia: Reprodução

O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes de Nova Mutum está prestes a receber autorização da Agência Nacional Aviação Civil (ANAC) para iniciar as operações de voos comerciais.

Na última semana uma equipe de fiscalização da Anac analisou as condições da pista e a estrutura do aeroporto de Nova Mutum.

Esse trâmite faz parte do processo de homologação do aeroporto e regulamentação junto ao Comando da Aeronáutica e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O parecer regulamenta também o uso do espaço aéreo.

Desde janeiro a Prefeitura de Nova Mutum trabalha para mudar o perfil do Aeroporto de privado para público. Em maio o 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) emitiu parecer favorável para transformar o Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes com sede em Nova Mutum de privado para público.

O Terminal de Embarque e Desembarque do Aeroporto foi inaugurado em março de 2017. O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes conta com uma pista de 1.600 metros de comprimento toda pavimentada com 24 metros de largura.

O prefeito Adriano Pivetta concentra esforços para que a homologação seja feita nos próximos dias, uma vez que o Município tem um acordo com a empresa ASTA Linhas Aéreas, para que a empresa comece a operar voos comerciais interligando Nova Mutum a Cuiabá com conexões para todo País. “Este é o primeiro passo, queremos iniciar as operações com a Asta, mas nossa equipe vai trabalhar para atrairmos mais empresas que façam essas pontes regionais, com isso integraremos Nova Mutum a malha aérea de todo o País”, destaca Pivetta.

Conforme o secretário de Planejamento Mauro Manjabosco a equipe fez pequenos apontamentos sobre a necessidade de adequações. “Foram apontamentos pontuais, todos já sanados coma presença dos próprios fiscais, acredito que nos próximos dias teremos novidades sobre a operação de nosso aeroporto”, destaca.

PARCERIA COM A ASTA

A Asta Linhas Aéreas firmou uma parceria para iniciar as operações com uma linha diária entre Nova Mutum e Cuiabá. A empresa atua desde 1995 em Mato Grosso ofertando serviços de transporte de cargas e passageiros. Atualmente a Asta está em 10 cidades matogrossenses e deve ter sua malha ampliada para outros 10 municípios neste ano.

A empresa utiliza aeronaves modelo Grand Caravan, conhecido mundialmente pela sua versatilidade e robustez, sendo capaz de operar com grande capacidade de carga em localidades remotas. As aeronaves tem capacidade de transportar 09 passageiros e 02 tripulantes. Tem autonomia de voo de 06 horas e 30 minutos, voando a uma velocidade média de 300 KM/H.

Veja também

EM CHAPADA Caminhão carregado com galões de água bate em um paredão do Portão do Inferno
EM TANGARA Motociclista morre atropelado por ônibus em rotatória
RODOVIAS Registros de queimadas caem 52% na BR-163 no primeiro mês de período proibitivo
EM ROSÁRIO OESTE Acidente arrancou braço de motociclista na BR 364
PERIGO Incêndio em Alto Paraguai coloca em risco nascentes um dos maiores rios do Pantanal
CULTURA Espetáculo Infantil chega a Diamantino com apresentações gratuitas e acessíveis para todos
Publicidade

Copyright © 2013 - 2018 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados