• Diamantino, 29/07/2021
INOVAÇÃO FLORESTAL

Engenheiro florestal de MT cria novo nicho de consultoria e se torna referência nacional

Em Diamantino o escritório fundado por Edson Mendes, atende o grupo Marcondes.


Trocar a Botina pelo Mocassim, o macacão pelo terno, construir uma carreira de sucesso e se tornar referência no assunto que se dispõe a trabalhar. Este é o sonho de muitos, mas que exige dedicação, esforço e – principalmente – expertise no que se propõe a fazer. E tem sido assim que o engenheiro florestal Edson Mendes de Freitas Neto tem construído um novo modelo de consultoria ambiental, especializada em grandes grupos, já sendo considerado um dos consultores mais requisitados do país.


Hoje, o escritório fundado por Edson Mendes, o Mendes & Freitas, já atende a grandes grupos de todo o país, como a Agropecuária Mônica LTDA, em Rondonópolis; a Kbras Exportação de Madeiras, em Curitiba (PR); Grupo Indiana S/A, em São Paulo (SP); Grupo Marcondes, em Diamantino e  Família Coco ; Grupo Marazul, em Cuiabá; entre outros de grande porte.


Assim como a imóveis de outros portes, a consultoria de Edson estuda detalhes da área, como seu tamanho e os produtos a serem produzidos. Os recursos naturais são utilizados com responsabilidade e sustentabilidade, sempre em respeito e cuidado ao meio ambiente.


Para isso, também é considerado a avaliação do potencial dos ecossistemas presentes no local. A informação ajuda a planejar a manutenção e evolução dos negócios, sempre tendo em mente a sustentabilidade e respeito ao planeta.






Thank you for watching





“É totalmente possível trabalhar em sintonia com o meio ambiente. Aliás, além de possível, é primordial que todas as nossas ações estejam em sintonia com a sustentabilidade e o cuidado com o planeta. O que fazemos na Mendes & Freitas é dar consultoria especializada sobre isso a grandes grupos, cuja realidade, necessidades e regras legais são diferentes das empresas com áreas de menor porte”, explica Edson.


Em uma de suas consultorias, a propriedade de um de seus clientes havia sido notificada sobre o uso irregular de uma área que deveria estar preservada. A área, situada em Rondonópolis, faz parte da Bacia Hidrográfica de São Lourenço. Com a consultoria de Edson, a propriedade agiu de forma voluntária e firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para se adequar às normas vigentes.


O engenheiro deu celeridade à solução do problema e orientou a recuperação voluntária da área. Para isso, o trabalho foi dividido em etapas. Na primeira, toda a soja plantada irregularmente foi retirada do local, cerca de 10 hectares que representam R$ 80 mil em soja. No lugar, árvores nativas foram plantadas para recuperar o local. O trabalho envolveu o investimento de R$ 240 mil, valor bem menor em comparação ao que seria desembolsado caso a empresa não agisse de forma voluntária para solucionar os problemas encontrados.


Com a consciência ambiental ganhando cada vez mais espaço no mercado, saber produzir respeitando os ecossistemas é medida que se impõe para a sobrevivência e ampliação do mercado. A produção sustentável ganha cada vez mais espaço no mercado produtor.


CURRÍCULO


Após a graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Edson Mendes foi em busca de pós-graduações para aprimorar o conhecimento e habilidades no ramo. Edson possui o curso de Cadastro Técnico de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF/APP), promovido pela FrancoAmb; curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), pela Universidade Federal de Lavras; e MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Veja também

FERROVIA EM MT Ativistas de esquerda vêm ao Brasil tentar barrar a Ferrogrão
MATO GROSSO SES orienta municípios sobre retomada de cirurgias eletivas pelo Programa Mais MT
NOVO CALENDÁRIO Governador e presidente do Detran prorrogam prazo para licenciamento de veículos em MT
FUMAÇA Uso do narguilé causa queimadura no pulmão e leva jovens para UT
ESPORTE LOCAL Diamantino é campeão da Copa Romancine de Vôlei feminino em Lucas do Rio Verde
PESOU Balsa não suporta peso de carreta carregada com milho e afunda em rio em Mato Grosso; assista
Publicidade

Copyright © 2013 - 2021 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados