O Brasil tem registrado um aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas e em Diamantino também ocorre essa alta. De 03 a 8 de junho foram 16 novos casos, 23 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma está internada em uma unidade hospitalar de Várzea Grande. Diante deste quadro, a Secretaria de Saúde de Diamantino deu início à nova etapa de reforço da vacina e alerta para que a população mantenha os cuidados de prevenção.
Os postos da rede básica de saúde estão disponibilizando vacina de reforço para jovens de 12 a 17 anos e a segunda dose de reforço para pessoas com idade acima de 50 anos e também para profissionais de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância da vacinação contra a doença e de manter os cuidados de prevenção, como lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel, o uso de máscara facial em público, e principalmente nas unidades de saúde, onde há mais risco de transmissão.
Um recente estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde comprovou a importância da dose de reforço, pois aumenta a imunidade geral do indivíduo e a quantidade de anticorpos no sangue, diminuindo, assim, as taxas de internação.
A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio.
Quaisquer sintomas gripais procure a unidade de saúde mais próxima do seu bairro.
Dados
De acordo com o boletim de 08.06.2022, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da pandemia, o município notificou 11.440 casos, dos quais 4.700 foram confirmados, 4.603 se recuperaram e 74 foram a óbito.
Copyright © 2013 - 2022 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados