• Diamantino, 29/07/2021
SOLAR

Juiz nega recurso da Energisa e mantém isenção do ICMS para energia solar em MT

A discussão já mobiliza deputados em MT


A cobrança de ICMS sobre a energia elétrica produzida em mini geradores fotovoltaicos tem gerado revolta por parte dos consumidores. É o caso de Ana Olivia de Almeida Cerqueira que conseguiu a suspensão da cobrança em uma ação na Justiça. A decisão por negar o recurso interposto pela Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia S/A foi do juiz da 2ª Câmara de Direito Público e Coletivo Alexandre Elias Filho, na última quinta (20).


A empresa alegou que não possui legitimidade para figurar no polo passivo da ação e, como concessionária, somente arrecada e transfere os valores referentes ao tributo.


Mas o argumento não foi acolhido pelo juiz que manteve a suspensão e citou decisão do Superior Tribunal de Justiça que “determinou a suspensão de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem acerca da questão delimitada na seguinte tese controvertida: questão atinente à inclusão da Tarifa de Uso do Sistema Transmissão de Energia Elétrica (TUST) e da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (TUSD) na base de cálculo do ICMS”, diz trecho da decisão.


Alguns deputados da Assembleia tem se mobilizado para reverter a cobrança que, segundo o secretário de Fazendo Rogério Gallo, passou a ocorrer no estado após orientação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Veja também

FERROVIA EM MT Ativistas de esquerda vêm ao Brasil tentar barrar a Ferrogrão
MATO GROSSO SES orienta municípios sobre retomada de cirurgias eletivas pelo Programa Mais MT
NOVO CALENDÁRIO Governador e presidente do Detran prorrogam prazo para licenciamento de veículos em MT
FUMAÇA Uso do narguilé causa queimadura no pulmão e leva jovens para UT
ESPORTE LOCAL Diamantino é campeão da Copa Romancine de Vôlei feminino em Lucas do Rio Verde
INOVAÇÃO FLORESTAL Engenheiro florestal de MT cria novo nicho de consultoria e se torna referência nacional
Publicidade

Copyright © 2013 - 2021 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados