• Diamantino, 27/11/2021
GARIMPO

PF volta a garimpo e queima maquinário avaliado em R$ 3 mi

Segundo a assessoria de imprensa da PF foram apreendidas e incineradas seis escavadeiras hidráulicas


Fotografia: divulgação

A Polícia Federal de Mato Grosso realizou uma operação, neste domingo (17), no combate a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região do município de Pontes e Lacerda.



Segundo a assessoria de imprensa da PF foram apreendidas e incineradas seis escavadeiras hidráulicas, que juntas, são avaliadas em R$ 3 milhões.



A ação teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) e faz parte da segunda parte, da Operação Alfeu III. De acordo com a Polícia Federal, a operação é considerada a segunda maior operação ambiental do Brasil, e a maior de Mato Grosso.



Durante a primeira parte, realizada no início de outubro, os agentes obtiveram êxito em localizar 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas.


 


Neste domingo, ao retornarem ao local constataram que as atividades continuavam e apreenderam e incineraram outras seis.



Operação Alfeu III



A terceira fase da operação ocorreu entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Além das 21 escavadeiras, os policiais também encontraram outros veículos.



Foram inutilizados ainda 3 veículos de passeio, um quadriciclo, três motos e 80 motores estacionários, quatro barcos, insumos, e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal.



Ocorreu ainda a prisão de uma pessoa em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ela foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal.



A ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão.


 



Veja também

DIAMANTINO Mulher sofre tentativa de homicio proximo a antiga escola agricola
AMOR BANDDO Casal de Nobres vai parar na delegacia após desentendimento por festa de confraternização
NOVA MARILANDIA PM impede que mulher seja morta por seu companheiro
DIAMANTINO Três homens são executados em Diamantino
ENCONTRADO Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Diamantino
ROSÁRIO OESTE Filho agride mãe ao pedir dinheiro para comprar drogas
Publicidade

Copyright © 2013 - 2021 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados