• Diamantino, 25/02/2021
ARMA CONTRA COVID

Primeiro lote será usado para vacinar 32,5 mil pessoas em MT

Estado irá receber 65,7 mil doses da vacina ainda na tarde desta segunda-feira (18)


Fotografia: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

O primeiro lote de vacinas contra Covid-19 enviado para Mato Grosso será usado para imunizar 32,5 mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).


 


Ao todo, estão sendo enviadas ao Estado 65,7 mil doses da Coronavac e cada pessoa deverá receber duas doses. A Coronavac é produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


 


A previsão do Governo é de que o lote chegue ao Estado às 16h35, em um vôo da empresa Latam. O envio para os 141 municípios deverá ter início nas primeiras horas de terça-feira (19).


 


Conforme a SES, assim que a vacina chegar, ela será escoltada por agentes da Polícia Federal até o Centro de Distribuição do Governo do Estado, onde será feita a separação do medicamento para as prefeituras. Os executivos municipais são os responsáveis pela aplicação.


 




O procedimento será tanto por via área como terrestre, para agilizar a entrega



Todo o processo irá obedecer o grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a secretaria também deverá analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas desse grupo, já que o total enviado nesse momento para o Estado não é suficiente para atender toda a demanda.


 


“Esses dados estão todos sendo levados em consideração pelos nossos técnicos para que possamos fazer o encaminhamento da vacina. O procedimento será tanto por via área como terrestre, para agilizar a entrega”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo (DEM).


 


De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), nos próximos dias deverão chegar mais doses de vacinas a Mato Grosso.


 


“Nesse primeiro momento chega pouca coisa, não é um número muito grande. Mas nos próximos dias teremos novos lotes e vamos seguir rigorosamente o que está acordado com o Ministério da Saúde”, afirmou.


 


A entrega da medicação aos estados pelo Ministério da Saúde ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), em Guarulhos (SP).


 


Logística


 


De acordo com o Governo do Estado, uma força-tarefa dará início ao Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e prevê o apoio de seis aviões do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para ajudar na distribuição das doses.


 


O Estado já havia divulgado ter 3,5 milhões de seringas em estoque para dar início à vacinação. As seringas e agulhas começam a ser entregues aos 141 municípios e a Pasta afirmou já ter feito uma aquisição suplementar de seringas.

Veja também

DIAMANTINO Diamantino ultrapassa a marca de 1 mil recuperados da Covid-19
SEGURANÇA Prefeito recebe comandantes da PM e Corpo de Bombeiros
DIAMANTINO Prefeitura de Diamantino publica novo Decreto estabelecendo novas regras para o comércio
DIAMANTINO Prefeitura de Diamantino reduz horário atendimento ao público
FAIXA EXCLUSIVA Cuiabá começa aplicar multas na Fernando Correa
MATO GROSSO Mauro proíbe festas com mais de 100 pessoas por segunda onda da Covid-19
Publicidade

Copyright © 2013 - 2021 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados