• Diamantino, 22/01/2019
ECONOMIA

ANAC realiza vistoria para autorizar operação de voos comerciais em Nova Mutum 307


Fotografia: Reprodução

O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes de Nova Mutum está prestes a receber autorização da Agência Nacional Aviação Civil (ANAC) para iniciar as operações de voos comerciais.


Na última semana uma equipe de fiscalização da Anac analisou as condições da pista e a estrutura do aeroporto de Nova Mutum.


Esse trâmite faz parte do processo de homologação do aeroporto e regulamentação junto ao Comando da Aeronáutica e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O parecer regulamenta também o uso do espaço aéreo.


Desde janeiro a Prefeitura de Nova Mutum trabalha para mudar o perfil do Aeroporto de privado para público. Em maio o 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) emitiu parecer favorável para transformar o Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes com sede em Nova Mutum de privado para público.


O Terminal de Embarque e Desembarque do Aeroporto foi inaugurado em março de 2017. O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes conta com uma pista de 1.600 metros de comprimento toda pavimentada com 24 metros de largura.


O prefeito Adriano Pivetta concentra esforços para que a homologação seja feita nos próximos dias, uma vez que o Município tem um acordo com a empresa ASTA Linhas Aéreas, para que a empresa comece a operar voos comerciais interligando Nova Mutum a Cuiabá com conexões para todo País. “Este é o primeiro passo, queremos iniciar as operações com a Asta, mas nossa equipe vai trabalhar para atrairmos mais empresas que façam essas pontes regionais, com isso integraremos Nova Mutum a malha aérea de todo o País”, destaca Pivetta.


Conforme o secretário de Planejamento Mauro Manjabosco a equipe fez pequenos apontamentos sobre a necessidade de adequações. “Foram apontamentos pontuais, todos já sanados coma presença dos próprios fiscais, acredito que nos próximos dias teremos novidades sobre a operação de nosso aeroporto”, destaca.


PARCERIA COM A ASTA


A Asta Linhas Aéreas firmou uma parceria para iniciar as operações com uma linha diária entre Nova Mutum e Cuiabá. A empresa atua desde 1995 em Mato Grosso ofertando serviços de transporte de cargas e passageiros. Atualmente a Asta está em 10 cidades matogrossenses e deve ter sua malha ampliada para outros 10 municípios neste ano.


A empresa utiliza aeronaves modelo Grand Caravan, conhecido mundialmente pela sua versatilidade e robustez, sendo capaz de operar com grande capacidade de carga em localidades remotas. As aeronaves tem capacidade de transportar 09 passageiros e 02 tripulantes. Tem autonomia de voo de 06 horas e 30 minutos, voando a uma velocidade média de 300 KM/H.

Veja também

INSCRIÇÕES Prefeitura abre processo seletivo para médicos residentes com salários de quase R$ 11 mil
EM NOBRES Prefeitura homologa resultado e convoca aprovados do Processo Seletivo
DIAMANTINO Vídeo flagra batida entre Hillux e carretas após motorista dirigir em zigue-zague
ACIDENTE Motoqueiro de Diamantino morre em acidente e primo fica ferido
ROSÁRIO OESTE Somente uma chapa concorre a diretoria do Hospital Amparo
EM ROSÁRIO OESTE TJ - MT abre Processo Seletivo de estágio
Publicidade

Copyright © 2013 - 2019 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados