• Diamantino, 17/02/2019
CONSERVAS

Prefeitura Municipal através de parceria entre a Fundação Cultural e Senar/MT realizam mais um curso para a população 278


Fotografia: Reprodução

O Governo Municipal por meio da assessoria de Cultura, encerrou na tarde desta quarta-feira (26), o curso de Produção de Conservas de Vegetais e Frutas.


Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), o curso aconteceu na cozinha da Fundação Cultural no período de 24 à 26 de setembro, com o objetivo de produzir conservas de vegetais e doces de frutas e atendendo as exigências das normas de tecnologia de alimentos.


Durante os encontros, os alunos receberam instruções sobre a legislação vigente quanto a produção de alimentos, controle de qualidade, limpeza e sanitização do local, seleção de uso de equipamentos e utensílios, higienização e esterilização dos vidros e tampas, seleção de matéria prima, acondicionamento, processos de conservação, armazenamento lacre e rótulo.


Para a instrutora, Sandra Alves, estas oportunidades devem ser aproveitadas.  “Eu acredito que é uma chance que nós temos de começar por cima e não ter que fazer toda pesquisa, por que o trabalho já vem com a mais alta tecnologia da área de manipulação e conservação de alimentos”, explica Sandra.


Com intuito de agregar valores, foram abordados temas relativos à noções de gestão quanto a administração, a comercialização e o marketing. Para o Prefeito Municipal, Eduardo Capistrano, a administração vem fortalecendo a renda familiar por meio de cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente a comunidade. “Mais um curso feito na Fundação Cultural, nós estamos trabalhando com nossa comunidade e o curso de compotas é uma fonte renda a mais que pode ser usada por nossa gente, estamos muito felizes com este resultado”, afirma Eduardo.


Confira, receita deliciosa de Doce de Caju:


20 cajus


03 copos tipo (americano) de açúcar


Água suficiente para cozinhar os cajus


Cravo da índia á gosto


Modo de Preparo


1 - Tire a castanha dos cajus e corte o talinho. Fure os cajus com um garfo e esprema para ticar um pouco do suco.


2 - Coloque o açúcar em uma panela e um pouco de água, o suficiente para formar uma calda. Acrescente os cajus e deixe cozinhar bem, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Coloque água sempre que necessário. Deixe cozinha até os cajus ficarem molinhos e douradinhos, cor de caramelo, por mais ou menos 01h30 minutos. Quando estiverem quase no ponto, acrescente os cravos e deixe engrossar o caldo.


3 - Depois de pronto, retire do fogo e deixe esfriar, coloque em um vidro tipo de conserva e leve a geladeira. Sirva frio.

Veja também

INTERDITADO BR-364 será fechada para instalação de estrutura no domingo
ACIDENTE Caminhão colide na traseira de carreta na BR-163 em Nova Mutum-MT
NOBRES Prefeitura de Nobres abre novo edital de processo seletivo
DIAMANTINO TRE informatiza posto eleitoral em Deciolândia, distrito situado a 140 km de Diamantino
CORTE DE GASTOS Tribunal de Justiça avalia fechar 7 comarcas no interior
OPORTUNIDADE Sine oferece mais de 100 vagas de emprego
Publicidade

Copyright © 2013 - 2019 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados