• Diamantino, 22/01/2019
CAMPANHA

Prefeitura Municipal realiza ações de fortalecimento do Outubro Rosa 328


Fotografia: Reprodução

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Saúde desde o início do mês intensifica ações pontuais da Campanha Outubro Rosa, dirigida à sociedade e de forma mais específica às mulheres, objetivando a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


 


Com o objetivo de socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer envolvendo Profissionais de Saúde e a População em Geral, dando visibilidade à luta Contra o Câncer de Mama, fortalecendo importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento e reabilitação da mulher.


 


De acordo com a secretária de saúde, Cleide Anzil, o projeto faz parte de um conjunto de ações para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, para ela é uma questão de responsabilização social da administração pública. “Em Diamantino, pretendemos socializar informações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. Nosso grande desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que com a detecção precoce e o tratamento correto, é possível receber a cura da doença,” alerta Cleide.


 


A Campanha Outubro Rosa 2018 será realizada entre as unidades de saúde da cidade, confira o cronograma:


 



  • 15/10/2018 - ESF Caeté


 



  • 22/10/2018 – ESF Bojuí


 



  • 24/10/2018  - ESF  Posto Gil


 



  • 26/10/2018 – ESF Pedregal


 



  • 26/10/2018 – 07h - Palestra Empresa Águas de Diamantino-MT


 



  • 29/10/2018 - 18:00hs – Salão Paroquial - Palestra Outubro Rosa, com participação das Unidades: ESF Central, ESF Buriti, ESF Pedregal, ESF da Ponte e CEM.


 



  • 31/10/2018 - Centro Olímpico, Palestra Outubro Rosa, com participação das unidades: ESF Jardim Alvorada, ESF Bom Jesus e ESF Pé Branco.


14:00hs – Roda de Conversa - Drº Manoel Loureiro


15:00hs – Apresentação Grupo de Teatro


16:00hs - Coffe Breack.


 


 


 


 


 


Outubro Rosa


 


Criada nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa começou em 1990 quando a primeira Corrida pela Cura foi realizada na cidade de Nova Iorque. A uma iniciativa ganhou força a partir da ação homônima que aconteceu na Califórnia, em 1997. A iluminação de movimentos históricos, como a Torre de Pisa na Itália, o Arco do Triunfo na França, o Cristo Redentor no Brasil e em Porto Alegre o Palácio Piratini marcam todos os anos a campanha que ganhou proporções mundiais. O movimento e a Campanha têm como foco principal a visibilidade da luta contra o Câncer de Mama, incentivando a prevenção.


 


O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo mundo, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.


 


O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama causando alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

Veja também

BALANÇO Eleitorado de MT cai 4,1%, aponta TRE
GOVERNO BOLSONARO Centrais sindicais ignoradas na formulação da reforma da Previdência
VEJA AS OPORTUNIDADES 15 concursos abertos em Mato Grosso oferecem salários de até R$ 13,4 mil
ENEM Sisu abre inscrições na terça; veja dicas para conseguir uma vaga
SUSPENSO Calamidade suspende concursos até junho
EM DIAMANTINO TRE-MT realiza revisão em 26 municípios; veja local e horário em Diamantino
Publicidade

Copyright © 2013 - 2019 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados