• Diamantino, 15/11/2019
SAÚDE

Mais Médicos abre vagas para 32 municípios com índices de vulnerabilidade social em MT


Fotografia: reprodução

O Programa Mais Médicos abriu novas vagas para 32 municípios mato-grossenses, com altos índices de vulnerabilidade social. Ao todo, são 42 vagas disponíveis. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOE), que circulou na última segunda-feira (13). A previsão é para que os médicos começem a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta etapa as oportunidades são para atender as populações de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso - a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta nova etapa corresponde ao 18º Ciclo do programa, que, nesta primeira fase, vai priorizar a participação de médicos formados e habilitados, com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil. Além disso, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. A medida visa também garantir profissionais qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária.

Caso haja vagas remanescentes dessa 1ª etapa, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da Medicina no exterior. Outra novidade deste edital é que toda a documentação desses médicos deverá ser enviada ao Ministério da Saúde, pela internet, já no ato de inscrição. Essa mudança garante que apenas profissionais já habilitados participem do chamamento público, o que contribuirá para aperfeiçoar tempo e recurso.

Inscrições

Os profissionais com CRM Brasil interessados em aderir ao programa Mais Médicos terão entre os dias 27 e 29 de maio para fazer a inscrição, que será realizada, exclusivamente pela internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa. 

No mesmo endereço eletrônico, os gestores municipais irão acessar o SGP, a fim de renovarem ou aderirem às vagas. Depois dessa etapa, deverão fazer a confirmação. Nesse momento terão conhecimento do número de vagas destinadas aos municípios que vão receber os profissionais do Mais Médicos.

Confira AQUI a lista dos municípios mato-grossenses.

Veja também

Décimo Recurso arrecadado em mutirão será usado para pagar 13° de servidores, diz Mauro
CANETA AZUL Entenda de onde surgiu o hit ‘Caneta Azul’
HOMENAGEM Botelho evidencia importância dos servidores públicos para MT
INTERNACIONAL Voo entre Cuiabá e Bolívia está ‘empacado’ por exigência de apenas 9 m²; delegado da Receita deve se explicar à AL
ENERGIA Procon-MT orienta consumidores que questionam faturas de outubro
INCRA MT Demitido do Incra, general aponta esgoto e cita Barbudo; deputado nega interesse
Publicidade

Copyright © 2013 - 2019 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados