• Diamantino, 21/06/2021
LONGEVIDADE NO PODER

Carvalho elogia Botelho, mas garante que Paiaguás não interfere por reeleição na AL

Mauro Carvalho (Casa Civil) ao lado do presidente Eduardo Botelho, em coletiva à imprensa, após sessão solene de abertura dos trabalhos na AL


Fotografia: Rodinei Crescencio

O chefe da Casa Civil Mauro Carvalho afirma que apesar de o Governo do Estado estar satisfeito com o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM), já que todas as mensagens do Executivo foram aprovadas ao longo de 2019,  o governador Mauro Mendes (DEM) não vai interferir na eleição da Mesa Diretora prevista para última sessão de setembro. Afirma que a independência do Poder Legislativo será respeitada pelo Palácio Paiaguás.


O comentário foi feito depois que Botelho admitiu a possibilidade de buscar o terceiro mandato consecutivona presidência da Assembleia. Entretanto, afirmou que só colocará o nome à disposição caso aja consenso entre a maioria dos deputados para evitar disputa no Parlamento.




“Estamos muito satisfeitos com a Assembleia e agradecemos pela aprovação de todas as mensagens enviadas pelo Executivo. Botelho é um excelente presidente, mas, como em 2019, nós não vamos interferir na eleição da Mesa Diretora. O governador Mauro Mendes tem profundo respeito pela independência do Legislativo”, declarou Mauro Carvalho após a instalação da 2ª sessão legislativa anual da 19ª Legislatura, em sessão solene realizada nesta segunda (03).


Diante da possibilidade do vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) ser eleito senador na eleição suplementar marcada para 26 de outubro, Botelho e o próximo presidente da Assembleia passam a ser o primeiro na linha de sucesso do governador. Por isso, mesmo prometendo não interferir, Mauro deve acompanhar com atenção a eleição da Mesa Diretora.


Além da presidência ocupada por Botelho, podem ser renovados outros seis cargos na Mesa Diretora na eleição marcada para o final de setembro. São eles: Primeira vice-presidência (Janaina Riva – MDB); Segunda vice-presidência (João Batista – Pros); Primeira Secretaria (Max Russi – PSB); Segunda Secretaria (Valdir Barranco – PT); Terceira Secretaria (Valmir Moretto – PRB ); e Quarta Secretaria (Paulo Araújo – PP).

Veja também

ARTICULAÇÃO Cidinho se filia ao PSL para vencer radicais e atrair para o palanque do governador
ATOS ANTIDEMOCRATICOS Deputado do PSL pediu preventiva de Stachin por subversão da ordem
MENDES E REELEIÇÃO Jayme diz que DEM discute vice em 2022: “Para não fechar portas”
DIAMANTINO Senado Federal: Carlos Fávaro destina R$ 850 mil para saúde de Diamantino
MENSAL TJ bloqueia R$ 300 mil de deputado por participação no mensalinho da Assembleia
AVANÇO Reformas e construção de escola, Diamantino avança na Educação
Publicidade

Copyright © 2013 - 2021 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados