• Diamantino, 26/05/2020
PRODUÇÃO LOCAL

Águas Cuiabá doa hipoclorito para ações de desinfecção contra a Covid-19 em MT

Ações de desinfecção do aeroporto Marechal Rondon e das rodoviárias de Cuiabá e Várzea Grande ocorreram com material fornecido pela concessionária


Fotografia: Darlan e Silva

Produto químico rotineiramente utilizado nos processos de produção de água tratada, o hipoclorito de sódio vem assumindo importante papel nas ações de combate à proliferação do coronavírus. Com forte poder de reduzir as chances de contaminação por parasitas, vírus e bactérias, a solução líquida é fabricada, hoje, pela Águas Cuiabá, em miniusinas instaladas em estações de tratamento de água (ETAs) da capital, para uso interno.





Diante situação provocada pelo avanço da Covid-19, a concessionária passou a dispor parte de sua produção para instituições públicas, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Prefeitura de Cuiabá.


“O hipoclorito de sódio é a conhecida água sanitária, material com grande eficácia no combate a microrganismos prejudiciais à saúde. Ele deve ser utilizado com cautela, seguindo as normativas de dosagem e segurança. Os resultados são excelentes na limpeza de espaços de grande circulação”, explica o diretor executivo da Águas Cuiabá, William Figueiredo.


Cada uma das instituições recebeu 150 litros do produto. A mistura costuma ser aplicada por meio de bombas de pulverização, sendo fundamental o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).  O Corpo de Bombeiros utilizou o hipoclorito de sódio em ações de desinfecção do aeroporto Marechal Rondon e  das rodoviárias de Cuiabá e Várzea Grande.



O hipoclorito de sódio é a conhecida água sanitária, material com grande eficácia no combate a microrganismos prejudiciais à saúde


William Figueiredo, diretor executivo da Águas Cuiabá

Para Sheila Sebalhos, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, a disponibilização do produto está contribuindo para efetivação das ações preventivas que o Corpo de Bombeiros vem tomando no combate ao coronavírus.


“Com certeza a empresa está prestando um serviço de saúde pública que pode poupar muitas pessoas de possíveis complicadores de sua saúde”, pontuou. A Águas Cuiabá recebeu, do Corpo de Bombeiros, 20 litros de álcool 70%, que estão sendo utilizados na rotina de cuidados com os colaboradores da empresa.


A Polícia Civil fez uso do produto para a limpeza das delegacias e celas. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, aplicou hipoclorito de sódio na higienização de áreas de grande fluxo de pessoas, como as unidades básicas de saúde, praças e estações de embarque do transporte coletivo.


“Cooperação é uma das palavras mais importantes deste momento que estamos vivendo. É hora de cada organização colaborar como puder no combate à pandemia do coronavírus. Nosso foco deve ser o benefício coletivo, gerado a partir de cada ação colaborativa individual”, pontua o Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.


Uso na água


O hipoclorito de sódio é utilizado na desinfecção da água. É derivado do cloreto do sódio, sendo produzido, na Águas Cuiabá, a partir do sal grosso. A concessionária aplica o hipoclorito de sódio na água tratada, obedecendo as especificações do Ministério da Saúde, com concentração de cloro muito inferior à presente na água sanitária de uso doméstico.

Veja também

CAMPEÃ Rosário Oeste é líder em casos de coronavírus a cada mil habitantes em MT
GUERRA CONTRA A COVID MT recebe respiradores e monitores da China
SEM INCENTIVOS Fábrica de cervejas anuncia demissões em massa e ameaça fechar unidade em MT
DIAMANTINO Funcionário de frigorífico de Diamantino é preso por planejar roubo de caminhonete em Nova Mutum
LUTO Botelho lamenta morte de assessor após luta contra leucemia
ALTO PARAGUAI Avenida Joaquim Murtinho entra na fase final de asfaltamento
Publicidade

Copyright © 2013 - 2020 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados