• Diamantino, 18/09/2021
POSTURA INADEQUADA

Fávaro afirma que Bolsonaro “afronta” Poderes ao pressionar por impeachment de ministros do STF

O senador foi representado no Conselho de Ética do Senado pelo filho de Bolsonaro


O senador Carlos Fávaro (PSD) tratou como “inadequado” a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que cobrou publicamente a abertura de um processo de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o parlamentar, tal posicionamento não cabe ao chefe do Executivo federal.


“Acho inadequado. Como chefe maior da nação deveria pregar a harmonia entre os poderes. Propagar isso publicamente é fazer uma afronta aos poderes. Se tem um ministro do Supremo cometendo ato de ilicitude, há os caminhos legais para ser instalado o processo de impeachment, que é via Congresso Nacional e não fomentado pelo presidente”, declarou.

A cobrança de Bolsonaro foi reforçada em conversa telefônica gravada com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), sobre a instalação da CPI da Pandemia, ordenada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em um trecho do diálogo, o presidente sugere fazer pressão sobre o Supremo com pedidos impeachment contra ministros. Na opinião de Bolsonaro, a investida poderia enfraquecer a CPI que irá investigar erros no combate à pandemia.

Sobre o vazamento da conversa pelo próprio Kajuru, Fávaro afirma que o colega deve ser punido, já que está errado ao gravar e divulgar uma conversa com o presidente. O senador foi representado no Conselho de Ética do Senado pelo filho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

“O clima não é bom. Achei no mínimo inadequado gravar autoridade máxima do país, sem o seu consentimento e o que é pior, divulgar. Isso não faz bem no momento em que deveríamos estar todos unidos no enfrentamento à pandemia. Acho que sim (deve ser punido). Não é um ato legal, de compostura com o cargo de presidente”, declarou.

Veja também

MINISTRO NAS REDES Gilmar diz que crises fabricadas afastam país de resolver problemas reais
ORÇAMENTO BILIONÁRIO Com R$ 10 bi, Justiça Eleitoral usa 64% dos recursos para salários
RODOANEL Governo de MT e União vão investir R$ 204 mi para retomar obras
VAGA NO STF Bolsonaro indica André Mendonça, seu ministro 'terrivelmente evangélico'
CORREIOS Prefeito recebe superintendente dos CORREIOS para alinhar parcerias
HOMOFOBIA Juiz manda Edna apagar posts por atacar Cattani e impõe multa; vereadora reage
Publicidade

Copyright © 2013 - 2021 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados