• Diamantino, 06/07/2022
MEIO AMBIENTE

Educação premia vencedores de concurso sobre Meio Ambiente em Diamantino

O anúncio dos vencedores ocorreu na tarde da última quarta-feira (01.06), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.


Durante o ato de premiação dos vencedores do concurso de desenho e redação, a Semana do Meio Ambiente de Diamantino registrou mais um momento de grande adesão de alunos, professores e coordenadores da rede municipal à campanha em defesa da preservação da vida. O anúncio dos vencedores ocorreu na tarde da última quarta-feira (01.06), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.


De acordo com Wania Maria Augusto, assessora pedagógica do Ensino Fundamental, participaram do concurso alunos dos 4º e 5º anos das escolas das zonas urbana e rural. Eles foram provocados a criar redações e desenhos dentro do tema “Diamantino 100% Vida”, slogan da Semana Mundial do Meio Ambiente do município.


“Observando os textos e desenhos, pudemos ver que eles entenderam a mensagem e as retrataram de acordo com a sua linguagem, idade e série. Foi até doloroso escolher apenas três de cada categoria entre cerca de 150 trabalhos apresentados. Então, utilizamos como principal critério o da espontaneidade”, explicou a assessora.


Jamilly Pinto foi a 3ª colocada na categoria desenho. Ela, que é aluna da Escola Elza Martins De Queiroz, apresentou um trabalho com o título “A menina que catava lixo”, e contou como criou o desenho. “Primeiro comecei a pensar no tipo de desenho que poderia fazer. Pensei em colocar água, daí fiz uma grama, a terra, coloquei uma menininha catando lixo, coloquei papel, plástico, bóia furada, e outros tipos de lixo”, detalhou.


A pequena estudante relatou ainda que seu objetivo foi mostrar, por meio do desenho, que as pessoas não devem ficar jogando lixo na natureza, ressaltando o perigo que é descartar eletrônicos de qualquer maneira. “Isso estraga o planeta”, alertou.


Participaram da premiação a Secretária Municipal de Educação, Rosilei Carris Montini, Willian Couto, da coordenadoria de Meio Ambiente, assessores pedagógicos, coordenadores e professores.


A secretária Rosilei Carris reconheceu o papel da escola na construção da cidadania, o que passa pela conscientização sobre uma diversidade de temas a exemplo da questão da preservação do meio ambiente. “Estamos muito felizes com esta parceria. Parabéns a todas as crianças que participaram do concurso, aos professores e a todos aqueles que estão envolvidos nesta iniciativa”.


Willian Couto destacou durante a premiação o envolvimento das crianças em ações de conscientização sobre a preservação. “Entendo que em relação aos adultos a gente tem expectativa, mas em relação às crianças nós temos esperança de que eles sejam o eixo motriz para uma mudança contundente no município, de maneira que nós sejamos referência na Nação e talvez mundialmente”.


Confira a lista dos vencedores:


CATEGORIA DESENHO:


ALICE COUTINHO DA CRUZ -   1 º  LUGAR ESCOLA BRÁS MAIMONI


GUILHERME BELTRAME – 2º  LUGAR ESCOLA CASTRO ALVES


JAMILLY PINTO- 3º LUGAR ESCOLA ELZA MARTINS DE QUEIROZ


 


CATEGORIA REDAÇÃO:


HELOISE SARDI NOGUEIRA – 1º LUGAR ESCOLA CASTORINA SABO MENDES


JÚLIA FERREIRA DOS SANTOS -2º LUGAR ESCOLA MARIA EUZÉBIA


MARIA CLARA POSCOLCI DA CRUZ – 3º LUGAR ESCOLA BRÁS MAIMONI

Veja também

ESPORTE LOCAL Mais de 260 atletas participam da 1ª Copa Bom de Bola realizada em Diamantino
ILUSTRE Morre Dom Claudio Hummes que ‘inspirou’ o papa a escolher nome Francisco e foi 1ª cardeal a visitar Diamantino
BOA NOTICIA Prefeitura de Diamantino entrega tablets e uniformes para Agentes Comunitários de Saúde
BOA NOTICIA Governo confirma R$ 210 milhões para construir 3.140 casas em MT; veja lista de 69 municípios beneficiados
FIM DO PROBLEMA Sistema de drenagem resolve problema antigo de moradores do bairro Buriti
INVESTIMENTO Governador Mauro Mendes libera mais de R$ 55 milhões em convênios para Diamantino
Publicidade

Copyright © 2013 - 2022 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados