• Diamantino, 06/07/2022
FALTANDO

Problema nacional da falta de alguns medicamentos no SUS afeta rede de saúde de Diamantino

Dos 185 itens distribuídos gratuitamente pela rede SUS no município, 19 estão em falta


A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino informa que alguns medicamentos estão em falta nas unidades da rede municipal de saúde em virtude de problemas no fornecimento pelo Ministério da Saúde e pela escassez generalizada de insumos importados para sua fabricação no Brasil.


O problema afeta não somente o SUS como as farmácias da rede privada, que também já sentem a falta de alguns medicamentos em suas prateleiras.


Atualmente, dos 185 itens distribuídos gratuitamente pela rede SUS no município, 19 estão em falta, o que representa apenas 10% do estoque total.


A indisponibilidade de medicamentos simples como dipirona ocorre em todo o país, além de outros itens básicos como antibióticos, soluções injetáveis, xaropes e anti-inflamatórios.


A escassez de matéria-prima para fabricação dos remédios e de insumos para produção de embalagens compromete também os prazos nos contratos que não foram cumpridos pelos fabricantes e distribuidoras vencedoras das licitações realizadas no município. O problema que reside no cenário mundial tem gerado uma reação em cadeia, que resulta em adiamentos e cancelamentos nas entregas dos itens.


A Secretaria de Saúde informa que já fez várias notificações às empresas fornecedoras, porém elas alegam a falta de insumos para fabricação e algumas inclusive quiseram romper o contrato com a prefeitura já que não estão conseguindo fornecer os medicamentos.


A Secretaria reafirma o seu compromisso com a população diamantinense e todos os usuários da rede SUS e informa que está envidando todos os esforços para garantir o abastecimento de medicamentos ofertados pelo SUS. Isso, contudo, depende da retomada do fornecimento das matérias-primas para as fábricas, que são importadas, de medicamentos do Brasil.

Veja também

DIAMANTINO Dois são presos no bairro Buriti em Diamantino
ABANDONO Pai abandona filha de 5 anos para ir a bar e criança é achada na rua de madrugada
PESCARIA Entenda como fica a pesca do pintado em MT
AMOR BANDIDO Homem dá facada no peito de desafeto por ciúme da esposa em Diamantino
MONSTRO Homem espanca a própria mãe com pauladas na cabeça em Água Boa
364 PERIGOSA Carreta é roubada em Deciolândia e proprietário faz apelo para recuperar veículo
Publicidade

Copyright © 2013 - 2022 Jornal O Divisor - Todos os direitos reservados